Artigos de Educação
Smartphones devem entrar na escola?
A alternância da atenção entre atividades acadêmicas e distrações digitais resultam em comprovada queda de desempenho
Por: Escola Tistu
|As crianças do Jardim 1 começaram o ano explorando vários campos de experiências a partir de um tema que elas adoram: dinossauro. O projeto Meu Amigo Dino, inédito no Tistu, foi desenhado para trabalhar uma série de capacidades fundamentais nesta fase da infância, como coordenação dos movimentos, sociabilização, quantidades, conceitos de tempo e espaço e classificação.
As crianças usaram fantasias, mexeram com massinhas em mesa de luz, produziram dinossauros com massa de farinha e outras brincadeiras carregadas de descobertas. O projeto fez um grande sucesso entre os pequenos e logo que as aulas reiniciarem será retomado com várias novas atividades.
Essas e muitas outras experiências sensoriais, cognitivas e sociais voltarão a fazer parte da rotina dos pequenos. Afinal, educação infantil envolve uma série de conhecimentos que são desenvolvidos em etapas com os estímulos adequados e apresentados de forma eficiente, respeitando o ritmo e necessidade de cada criança.
Experimento da semana:
Algumas habilidades podem ser estimuladas em casa, por meio de atividades que podem ser realizadas com a ajuda da família. Por isso, enquanto as crianças estiverem em isolamento, vamos passar algumas sugestões de atividades divertidas, que irão mantê-las entretidas e estimular várias aprendizagens. Que tal começarmos com uma brincadeira no tema que mo primeiro bimestre tanto os alunos do Tistu 1 (e que pode divertir crianças de todas as idades)?
Você vai precisar:
Como fazer:
O que trabalha:
Sensações (gelado/morno)
Transformação da matéria (sólido/líquido)
Curiosidade
Concentração
Paciência
Coordenação (com o pote de colírio)