Tistu Yard: inglês aplicado em atividades práticas

Por: Michele Muller

|

Na Escola

09 de mar. 2025
Tistu Yard: inglês aplicado em atividades práticas

Preparar as crianças para os desafios do futuro exige mais do que o ensino tradicional de idiomas. No Tistu Yard, o inglês é aprendido de forma contextualizada e significativa em atividades práticas, interdisciplinares e em um ambiente de imersão que estimula a comunicação e a confiança dos alunos. 

Formatado como um programa bilíngue, o Yard proporciona a oportunidade de desenvolver fluência e proficiência à medida que diversas áreas do conhecimento são exploradas. Uma delas é a disciplina de educação ambiental, em que são ensinados comandos diversos, vocabulário relacionado aos elementos naturais e conscientização sobre o meio ambiente.

Inglês com consciência ambiental

Nas aulas de música, as crianças aprendem conceitos musicais, introdução aos ritmos, curiosidades e aprendem inglês com letras a partir de temas. Nas aulas de arte, aprendem a usar diferentes materiais e técnicas e conhecem importantes nomes da a história da arte e reproduzem suas técnicas. 

O programa inclui também psicomotricidade, em aulas que, além de trabalharem a coordenação motora fina e grossa, com exercícios físicos inspirados na cultura anglo-saxônica, ajudam na capacidade de concentração.

Em aulas dinâmicas e interativas, com jogos, brincadeiras, músicas, vídeos e discussões, os alunos aprendem o idioma de forma natural e contextualizada, utilizando-o em situações reais e significativas. O programa valoriza a cultura dos diversos países de língua inglesa: são comemoradas datas especiais – como Saint Patrick's Day –, promovidos dias que homenageiam diferentes culturas e ensinados os diversos sotaques e expressões do inglês falado pelo mundo.

A oralidade é um dos pilares do Tistu Yard, com aulas de "Speaking" que focam na leitura em voz alta, fonética, trava-línguas e conversação. Essas atividades culminam em apresentações para as famílias de espetáculos musicais e teatrais, realizados na escola ou em salas de teatros. 

A partir do 6º ano, o programa intensifica a preparação para testes internacionais de proficiência, como o Cambridge. No "mock test", uma simulação deste exame aplicada pela Cultura Inglesa no Tistu, os alunos têm surpreendido pelo excelente desempenho nas competências de escrita, escuta, fala e leitura.

Apesar de trazer conteúdo teórico mais estruturado a partir do fundamental 2, o Yard não abandona as atividades práticas e os dias especiais, tão aguardados pelos alunos. Ao longo do ano, eles vão à escola caracterizados e vivenciam a cultura de outros países, em eventos como o S'mores Day, Easter, Halloween, Bad Hair Day e Saint Patrick's Day.

Galeria do post