Nossa história
Quase cinco décadas dedicadas à educação de crianças que compreendem seu papel no mundo
Esta história aconteceu em Curitiba, no bairro Água Verde, quando havia mais casas do que prédios, mais pedestres do que carros. Entre as avenidas Getúlio Vargas e Iguaçu, mais precisamente na Rua Dr. Alexandre Gutierrez, morava em uma casa ensolarada uma família formada por pai, mãe e duas meninas.
As meninas viraram moças. A cidade também cresceu e transformou-se em uma metrópole.
Para abrigar os novos moradores dessa metrópole, pequenas casas de madeira em grandes terrenos começaram a ser compradas. Os novos moradores queriam morar em prédios gigantescos.
Um dia, o pai dessa família soube que o vizinho estava para vender sua propriedade.
Como ele sabia que os raios de sol eram muito importantes para a felicidade da família, juntou suas economias e comprou o terreno ao lado da sua casa.
As filhas, encantadas com a novidade, pediram para o pai fazer ali um jardim.
O pai pensou que suas filhas queriam um jardim repleto de flores. De imediato, aprovou a ideia. Afinal, naquele novo espaço ele poderia brincar com seus netos, que não demorariam a chegar.
Mas as moças eram sonhadoras. Elas não queriam um jardim comum.
Elas queriam, na verdade, um jardim de infância que pudesse abrigar filhos, netos e bisnetos de todas as mães, avós e bisavós do bairro. Queriam ajudar a formar crianças com potencial de mudar o mundo para melhor.
Inspiradas pelo livro “O Menino do Dedo Verde”, as irmãs batizaram o jardim de Tistu, nome do personagem principal da obra de Maurice Druon. Em 1977, iniciaram as atividades com 19 crianças. Ao final daquele ano, já eram mais de 50.
Com o tempo, o jardim virou escola: Centro de Atividade Educacional Tistu, referência em Educação Infantil e Ensino Fundamental em Curitiba. Possui três unidades: uma na sede original, outra a apenas duas quadras de distância e a terceira no bairro Campo Comprido, em meio a uma grande área verde preservada.
A família ainda vive na casa ensolarada e está ativamente presente no gerenciamento do Tistu, somando três gerações de educadoras dedicadas à formação humana.