Valores e princípios
Autonomia e senso crítico
O saber acumulado pela sociedade pode (e deve) ser transmitido. Porém, ainda mais importante é a formação de pessoas capazes de buscar conhecimento de forma crítica, criativa e investigativa. No Tistu, os professores instigam os alunos a refletir a respeito do conteúdo e oferecem sempre diferentes fontes de informação.
Convivência
Além do papel fundamental do professor e da utilização de recursos facilitadores da aprendizagem, a dimensão lúdica e afetiva do processo educacional precisa ser valorizada para que haja significado no que se aprende. No Tistu, jogos e brincadeiras são mediados para que sirvam de oportunidade para experimentar, reconhecer e gerenciar os sentimentos nas relações sociais.
Cooperação
Gerações anteriores formaram pessoas competitivas para atender às exigências do mercado de trabalho. Porém, novas transformações acenam com uma mudança de paradigma social: estamos na era da comunicação e da colaboração. No Tistu, os projetos de trabalho levam os alunos a compreender o quanto todos podem se beneficiar quando oferecem ao bem comum suas habilidades pessoais.
Sustentabilidade
O que se espera dos cidadãos do futuro é que façam uso consciente dos recursos ambientais e que consigam manter (ou até melhorar) a qualidade de vida no planeta. No Tistu, o conceito de sustentabilidade está presente não apenas no discurso, mas na ação dos gestores e educadores.
Todos são encorajados a amadurecer a consciência socioambiental, que se manifesta de diversas formas: desde o relacionamento com fornecedores até a valorização dos espaços naturais da escola em brincadeiras, atividades e projetos.
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade
Todo o conhecimento alcançado pela humanidade depende da interrelação de múltiplas áreas de estudo. Por isso, a divisão do conteúdo escolar em disciplinas serve única e exclusivamente para fins de organização didática.
No Tistu, os professores garantem a interdisciplinaridade por meio de trocas frequentes na elaboração e planejamento das aulas. Nos projetos de trabalho, os alunos têm a oportunidade de experimentar teorias e abordagens diferentes a partir de um tema central.
Avaliação processual
Avaliações devem estar presentes no processo de ensino-aprendizagem, mas sua função é de nortear professor e aluno sobre como obter melhor compreensão dos assuntos estudados. No Tistu, encontros com os pais podem ser agendados para avaliações participativas.
Na Educação Infantil, os professores registram pareceres descritivos; no Ensino Fundamental, o aluno é preparado para que se comprometa com a própria aprendizagem. As atividades avaliativas são contextualizadas e somam-se com outros procedimentos na construção da nota trimestral.
Disciplina consciente
Exercer autoridade sobre as crianças é, antes de tudo, dar exemplo de respeito e responsabilidade. É mais fácil para uma criança obedecer a limites que são compreendidos e que sejam estabelecidos a partir de suas próprias necessidades de convivência.
No Tistu, as regras gerais são norteadas pelos princípios fundamentais do respeito. As turmas constroem seus próprios códigos de conduta, onde as sanções são combinadas antecipadamente.