Pequenos exploradores do Sistema Solar

Por: Michele Muller

|

Na Escola

16 de ago. 2023
Pequenos exploradores do Sistema Solar

Explorar o Sistema Solar é uma forma de nutrir a curiosidade natural das crianças. O conhecimento sobre os planetas pode ser introduzido já na idade pré-escolar, como form

a de envolvê-las em atividades diversas a partir de um tema que normalmente consideram fascinante.

Para avaliar o real interesse pelo assunto, pesquisadores da Universidade da Califórnia conduziram um estudo em 2019 e constataram que questões astronômicas foram um dos tópicos mais presentes nas conversas iniciadas por crianças em idade pré-escolar com seus pais. Com base nesse resultado, concluíram que o tema é um importante aliado na construção do interesse pelas ciências, uma vez que existe um interesse natural das crianças pelos astros. 

A mesa de luz auxilia no ensino de temas científicos, como o sistema solar

Muito mais do que informações sobre estrelas, planetas e a Lua, a aprendizagem em torno desse assunto traz a oportunidade de despertar nas crianças a conscientização sobre os recursos naturais presentes na Terra, como a importância da água, e cuidados com o nosso planeta.

Um tema, muitas habilidades

No Tistu, o primeiro contato com o Sistema Solar acontece no Jardim 4, de forma lúdica, interdisciplinar e envolvendo uma história: o garoto Tistu constrói uma nave e, junto com sua turminha, parte em uma viagem imaginária pelo espaço. 

Crianças são naturalmente fascinadas pelo tema 

A unidade temática abrange o aprendizado de conceitos como estações do ano, dia e noite, dias da semana, e é ponto de partida para a prática de atividades de letramento, como o reconhecimento de letras, desenho, contagem numérica e habilidades de seriação e classificação. 

Ao aprenderem sobre estações do ano, crianças coletaram folhas secas para fazer uma árvore de outono 

Em paralelo ao aprendizado dessa unidade, o início do semestre trouxe o Dia dos Pais e a oportunidade de atividades criativas em torno do tema. Este ano, o destaque entre as crianças do Jardim 4 foi o jogo da memória, totalmente produzido pelos alunos.

O desenho faz parte do dia a dia do Tistu. Esse foi para a construção de um jogo da memória.

Além de envolver as crianças em uma atividade que adoram, o desenho, praticado no dia a dia do Tistu de acordo com o tema estudado, desenvolve coordenação motora, concentração, senso espacial e criatividade.

Confira mais fotos das atividades na galeria abaixo.

Galeria do post