Dinossauros são um tema tão fascinante para as crianças como super-heróis, fadas e dragões mágicos. A diferença é que eles foram reais e sua existência traz a oportunidade de trabalhar com elas vários outros conhecimentos. Por isso, nesta semana vamos ensinar atividades simples, com materiais que você deve ter em casa, e que podem estimular uma série de aprendizagens: vamos construir fósseis de dinossauros com massinha ou argila e macarrão cru e, em outro projeto, esqueletos com cotonetes.
Ao ensinar sobre essas monstruosas criaturas, podemos aproveitar, por exemplo, para falar do tempo e ajudar a construir nas crianças a noção de um passado muito distante.
O projeto pode levar a várias outras questões que despertam a curiosidade e ensinam sobre a história, os vestígios do passado, a importância dos fósseis para sabermos como era a vida na Terra. Além disso, a atividade trabalha na criança a noção de proporção, ao escolherem a quantidade de peças adequada para cada parte do corpo.
Algumas questões que você pode fazer à criança enquanto executam esta atividade:
- Quando existiam dinossauros na Terra?
- Como que a gente sabe como eles eram?
- Por que os ossos não foram destruídos?
- O que são fósseis?
- Como são encontrados os vestígios de plantas e animais?
- Como sabemos quais dinossauros voavam?
- Eles eram todos carnívoros?
- Como chamamos os que não comem carne?
Vamos aos projetos?
Fósseis com macarrão cru
Material:
Massinha
Macarrão tipo penne ou rigatoni. Se puder misturar algumas peças de fusilli (tipo parafuso), cavatappi (tipo safa-rolhas), e conchas, o resultado pode ficar mais interessante.
Como fazer:
- Achate a massinha ou argila na mesa e explique à criança que se trata de um fóssil.
- Encontre algumas fotos de esqueletos de dinossauros para dar noção de proporção.
- Use as massas cruas para formar o esqueleto.
- A concha pose ser usada na cabeça, o fusilli nas pernas e pescoço.
- Pressione a massa contra a argila ou massinha e retire com cuidado.
- Explique para a criança que vocês fizeram réplicas de fósseis e é assim que descobrimos como eram animais e plantas antigamente.
Esqueleto de dinossauro com cotonetes
Material:
Cola
Folha sulfite ou cartolina de preferência pretas, mas pode ser outra cor
Fotos de esqueletos de dinossauros para
Como fazer:
- Use a imagem de esqueleto de dinossauro que a criança escolher para ganhar noção de proporção e para desenhar a cabeça, em papel sulfite branco.
- Monte com a criança o dino com os cotonetes, lembrando que você pode cortá-lo em diversos tamanhos, de acordo com o tamanho do osso.
- Cole um a um na folha preta, recorte a cabeça e cole-a por último.
Dica: Alguns aplicativos ajudam a trabalhar a noção de linha do tempo com crianças, para que elas comecem a entender que a Terra viveu diferentes períodos, inclusive o jurássico. Uma ótima sugestão é o Dino Walk. Ele mostra todas as transformações da Terra através do tempo, de forma interativa e divertida, para todas as idades (confira foto na galeria).
Fonte: Stimulating Learning, Pre Kinders