O que podemos ensinar com sementes

Por: Escola Tistu

|

Para fazer em casa

20 de jul. 2020
O que podemos ensinar com sementes

Estamos rodeados de oportunidades de ensinar uma série de conhecimentos por meio da observação e investigação. Quando jogamos fora as sementes de abacate, maracujá e caqui ou quando comemos amêndoas e pinhão, não nos ocorre que ali está uma grande oportunidade de trabalharmos com as crianças desde habilidades de atenção e classificação até informações científicas, como o processo de germinação. 

Por isso, nossa dica é: comece a separar toda a espécie de sementes que você encontrar. Depois, escolha algumas das atividades abaixo para trabalhar com a criança. Alguns das perguntas que você pode trazer enquanto brincam:

  • Todas as sementes são comestíveis?
  • Algumas estão dentro do fruto e outras fora (como o morango). 
  • O que a semente precisa para germinar?
  • São somente os humanos que plantam sementes? Ou será que alguns animais também fazem isso?
  • Por que não gostamos quando chove, mas para as plantas é importante? 
  • Por que algumas sementes crescem em certos lugares e em outros não?
  • Por que conseguimos ver a semente germinar no algodão, mas ela não cresce muito?
  • O que o solo precisa para as planas crescerem? 

Viu quantos assuntos podem ser abordados? Mas lembre-se de que mais que conhecimentos, essas atividades ajudam os pequenos a prestar atenção em detalhes, cores e formas da natureza. Isso provoca a curiosidade e ajuda na concentração e controle da ansiedade.

Atividades de classificação (para crianças pequenas)

Material:

Sementes diversas e misturadas

Potinhos ou fôrma de gelo

Lupa (opcional)

Como fazer:

Tamanhos e formas

Nesta atividade as crianças vão separar as sementes e classificá-las de acordo com tamanho e formato. 

Para isso, você pode separar um potinho ou divisão da fôrma de gelo para as redondas e pequenas, ou redondas e grandes; outra para achatadas e pequenas ou achatadas e médias.

Dica: faça essa atividade com uma lupa para estimular a criança a olhar de perto para os detalhes na hora de distinguir as sementes.

Sementes iguais

Nesta atividade, que pode ser feita com crianças ainda menores, elas vão ajudar a separar as sementes iguais. Ela exercita a atenção e coordenação motora.

Comestíveis e não comestíveis 

Nesta atividades, você pode incluir algumas amêndoas, ervilhas, amendoins e misturá-las a sementes de pêssego, cereja, pêra ou maçã ou outras que podemos descartar. A criança deve separar as que comemos das que não comemos. Você pode abordar o fato de que algumas dessas sementes devem ser torradas para serem comidas, como o amendoim e a castanha de caju.

Atividade de germinação

Material

Potinhos ou copinhos de plástico (pode também ser uma caixa de ovos)

Algodão ou papel toalha

Diferentes tipos de sementes (como feijão, limão e laranja)

Água

Como fazer:

Ensine a criança a plantar usando algodão e água. Conte que essa é uma forma de germinar as sementes, mas que para crescer elas precisam de solo com nutrientes – que assim como nós precisamos dos nutrientes dos alimentos para crescer, as plantas precisam do solo, água e sol.

Gráfico

Para as crianças mais velhas, esta atividade permite entrarmos em outras habilidades. Incentive a criança comparar o tempo de crescimento das plantas. Que tal ajudá-la a fazer um gráfico? Na coluna vai o dia e nas linhas os centímetros. Cada semente pode ser representada por uma cor.

Fontes das fotos: Fantastic and Fun Learning, Teaching 2&3 Year Olds, Teach Beside Me

Galeria do post