
Na Escola
Tistu Yard: inglês aplicado em atividades práticas
O sucesso dos alunos nos testes de proficiência atesta a qualidade e a eficácia do programa.
Por: Michele Muller
|O pensamento lógico abstrato é formado a partir do concreto. Ou seja, é por meio dos sentidos que são compreendidos números e operações. Isso é verdade para todas as etapas da aprendizagem – não apenas para a fase pré-escolar.
No ensino fundamental do Tistu, os jogos são ferramentas indispensáveis no desenvolvimento do raciocínio lógico. Eles permitem que os alunos visualizem os conceitos da matemática, facilitando a compreensão. Além disso, jogos trazem consigo elementos fundamentais para a aprendizagem: a motivação e a repetição, que permitem maior engajamento dos alunos e retenção do material.
Grande parte do acervo de jogos do Tistu faz parte do material A Lógica do Pensar, baseado em métodos trabalhados em escolas alemãs e que têm como princípio a construção do raciocínio lógico de forma sólida, visualizável e que faça sentido para a criança.
Além dos materiais lúdicos da "Lógica do Pensar," como matrizes de tabuadas, tridons de frações equivalentes, dominós de sistema métrico e de adição e subtração, os próprios alunos reforçam a aprendizagem criando seus próprios jogos, em atividades práticas que requerem trabalho em grupo, estratégia e criatividade.
Para que os pais pudessem conhecer melhor os jogos praticados na escola e aqueles desenvolvidos pelas crianças, o Tistu promoveu, para as turmas do primeiro ao terceiro ano, uma tarde de jogos na escola. Os alunos ensinaram as regras aos pais, e as famílias tiveram a oportunidade de jogar juntas em um evento de muita parceria, diversão e descobertas.