Generosidade, cooperação e identidade

Por: Michele Muller

|

Na Escola

28 de mar. 2023
Generosidade, cooperação e identidade

Uma galinha teve a ideia de fazer um bolo de milho. Por isso, convidou vários animais da fazenda a ajudá-la nesta tarefa. No entanto, cada um tinha uma desculpa diferente e a galinha acabou fazendo o bolo sozinha. O que todos queriam era ajudá-la a comer, mas a galinha deu-lhes uma boa lição.

A partir da fábula da Galinha Ruiva, as crianças do Jardim 5 trabalharam o conceito de generosidade e tudo o que está relacionado a ele: a cooperação, as boas ações, o dar e receber, a distribuição de tarefas, a disposição e o trabalho em equipe. 

Atividades de cooperação derivam da leitura de histórias



Introdução às letras
Em paralelo, elas estão aprendendo as letras dos nomes, os significados dos nomes, a identidade.

Nos níveis anteriores ao fundamental, o processo de letramento ocorre a partir de brincadeiras e atividades criativas e interdisciplinares. Assim, as letras vão sendo aprendidas de forma lúdica em contextos diversos, juntamente com outros conhecimentos. A construção desta base é fundamental para que a alfabetização ocorra de forma fluida, quando as crianças estiverem maduras e preparadas.

Brincando com as letras 



Educação integral
Além das atividades curriculares, as crianças do Tistu 2 que frequentam o período integral participam de um série de dinâmicas que desenvolvem habilidades sociais, psicomotoras de raciocínio lógico e artísticas.

Uma programação muito especial e diversificada foi elaborada para o período de contraturno, visando a formação integral das crianças. São oferecidas atividades esportivas e de psicomotricidade, muitas brincadeiras em grupo, musicalização, oficinas de artes, culinária, expressão corporal, horta e literatura. 

Crianças brincam na horta no Tistu e aprendem sobre alimentos e cuidados com as plantas
Aulas de culinária são um dos destaques do período integral


 

Confiram as fotos na galeria abaixo: 


 

Galeria do post