Como trabalhar números e quantidades com brincadeiras em casa

Por: Escola Tistu

|

Para fazer em casa

19 de mai. 2020
Como trabalhar números e quantidades com brincadeiras em casa

Antes de aprender a calcular é necessário apresentar às crianças os números e trabalhar conceitos como mais, menos e mesma quantidade. O desenvolvimento deste senso numérico na idade pré-escolar é feito por meio das  vivências do dia a dia e envolvendo o corpo, a experimentação e objetos concretos.

Na educação infantil, as habilidades que mais tarde irão servir como base para o aprendizado da lógica do cálculo são estimuladas por meio de uma série de brincadeiras, atividades lúdicas e projetos interdisciplinares. 

Mas esses conhecimentos podem ser estimulados também em casa com a família em brincadeiras e tarefas criativas. Querem ver como? Abaixo, apresentamos três jogos com números que são bem fáceis e divertidos:


1- Match com baralho 


Material:  Neste jogo você precisará somente de um set de baralho. Se tiver daqueles em tamanho gigante, ainda melhor.


Como jogar:

  • Separe apenas as cartas com números de dois naipes escolhidos, deixando de fora do jogo o às, rainha, rei e valete.
  • Espalhe as cartas com os números virados para cima. 
  • Agora você e a criança precisam encontrar os pares. 
  • Quem achar o maior número de pares ganha o jogo.
  • Aproveite para fazer a criança contar a quantidade de símbolos e mostre a ela a relação da quantidade com o número.


2- Caça aos números 

Material: Post-its (de preferência grandes)

Como jogar:

  • Anote os números de um a dez nos post-its e espalhe-os pela casa.
  • Peça à criança para encontrá-los na sequência correta.
  • Quando encontrar o próximo número da sequência, ela deve trazer o papel a você. Se estiver fora da sequência, ela deve voltar a colocar o post-it onde encontrou. 


3- Soma de dados

Material

Dois dados

Duas folhas com números de um a doze dispostos em uma grade

Canetinha ou caneta

Como jogar: 

  • Um jogador de cada vez irá lançar dois dados juntos.
  • Ajude a criança a contar a quantidade de pontinhos em cada dado, de forma contínua. Ex: se tirou quatro em um dado e dois no outro, conte os pontinhos de um a seis com a criança. Fale: “você tirou um ‘quatro’ e um ‘dois’, vamos ver quanto vai dar?”
  • O jogador então marca na sua tabela o número correspondente à soma.
  • Quando for tirado um número que já foi marcado, nada deve ser feito.
  • De forma semelhante a um bingo, ganha quem preencher antes a tabela, ou seja, quem tirou a menor quantidade de números repetidos.  


O que os jogos trabalham:

Senso numérico

Quantidades

Conceito de mais/menos

Concentração

Atenção visual (match)

Conhecimento dos símbolos

Somas simples

Memória (jogo de post-its)

Galeria do post