Antes de aprender a calcular é necessário apresentar às crianças os números e trabalhar conceitos como mais, menos e mesma quantidade. O desenvolvimento deste senso numérico na idade pré-escolar é feito por meio das vivências do dia a dia e envolvendo o corpo, a experimentação e objetos concretos.
Na educação infantil, as habilidades que mais tarde irão servir como base para o aprendizado da lógica do cálculo são estimuladas por meio de uma série de brincadeiras, atividades lúdicas e projetos interdisciplinares.
Mas esses conhecimentos podem ser estimulados também em casa com a família em brincadeiras e tarefas criativas. Querem ver como? Abaixo, apresentamos três jogos com números que são bem fáceis e divertidos:
1- Match com baralho
Material: Neste jogo você precisará somente de um set de baralho. Se tiver daqueles em tamanho gigante, ainda melhor.
Como jogar:
- Separe apenas as cartas com números de dois naipes escolhidos, deixando de fora do jogo o às, rainha, rei e valete.
- Espalhe as cartas com os números virados para cima.
- Agora você e a criança precisam encontrar os pares.
- Quem achar o maior número de pares ganha o jogo.
- Aproveite para fazer a criança contar a quantidade de símbolos e mostre a ela a relação da quantidade com o número.
2- Caça aos números
Material: Post-its (de preferência grandes)
Como jogar:
- Anote os números de um a dez nos post-its e espalhe-os pela casa.
- Peça à criança para encontrá-los na sequência correta.
- Quando encontrar o próximo número da sequência, ela deve trazer o papel a você. Se estiver fora da sequência, ela deve voltar a colocar o post-it onde encontrou.
3- Soma de dados
Material:
Dois dados
Duas folhas com números de um a doze dispostos em uma grade
Canetinha ou caneta
Como jogar:
- Um jogador de cada vez irá lançar dois dados juntos.
- Ajude a criança a contar a quantidade de pontinhos em cada dado, de forma contínua. Ex: se tirou quatro em um dado e dois no outro, conte os pontinhos de um a seis com a criança. Fale: “você tirou um ‘quatro’ e um ‘dois’, vamos ver quanto vai dar?”
- O jogador então marca na sua tabela o número correspondente à soma.
- Quando for tirado um número que já foi marcado, nada deve ser feito.
- De forma semelhante a um bingo, ganha quem preencher antes a tabela, ou seja, quem tirou a menor quantidade de números repetidos.
O que os jogos trabalham:
Senso numérico
Quantidades
Conceito de mais/menos
Concentração
Atenção visual (match)
Conhecimento dos símbolos
Somas simples
Memória (jogo de post-its)