Brincadeiras, demonstrações e atividades que incentivam a higiene bucal

Por: Escola Tistu

|

Na Escola

09 de mar. 2020
Brincadeiras, demonstrações e atividades que incentivam a higiene bucal

Estima-se que uma a cada cinco crianças de até cinco anos tenha uma cárie não tratada (dados do CDC - Center for Disease Control Prevention), o que pode levar a problemas relacionados à alimentação, fala, qualidade de vida e até aprendizagem. Por isso é importante trabalhar a higiene oral nas crianças de forma adequada para que se torne parte da rotina, seja eficaz e feita tranquilamente.

A escola pode ajudar conscientizando as crianças sobre a importância da escovação e sobre qual a melhor forma de fazê-la. Além de melhorar a qualidade da higiene, esse aprendizado ajuda a derrubar resistências que alguns pequenos apresentam na hora de escovar os dentes.

Por isso, todas as sextas-feiras no Tistu 2 é dia de oficina de saúde bucal. O projeto, coordenado pela cirurgiã-dentista Ana Paula Stachuk, terá duração de dois meses e envolverá muitas brincadeiras e atividades relacionadas ao tema – como colagens, escovação em protótipos, aulas demonstrativas e até atividades incentivando alimentação saudável.

Assim, ao longo das oficinas, elas aprenderão, de uma forma leve e divertida, a prestar mais atenção aos dentinhos, suas funções e às necessidades de cuidados que eles exigem.

Em casa, o momento da escovação pode ser estressante para algumas famílias – assim como as visitas ao dentista, muitas vezes temidas pelas crianças. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar nessa rotina: 

  • Bebês ainda em fase de amamentação também precisam de cuidados bucais, pois as fórmulas contêm açúcar. Um paninho úmido pode ser enrolado no dedo e esfregado nas gengivas logo após mamarem. Já o leite materno não traz risco de cáries.
  • O aparecimento dos primeiros dentinhos significa que a escovação deve entrar na rotina, mas ainda sem pasta com flúor. Escolha escovas pequenas com cerdas macias.
  • Com um aninho, agende uma visita ao dentista.
  • No aparecimento dos primeiros dentes, elas devem começar a usar pasta com flúor – na quantidade indicada pelo profissional, de acordo com a idade – de duas a três vezes ao dia.
  • Nas visitas ao dentista, cuide para não passar sua própria ansiedade para a criança. Fale a respeito como algo divertido e nunca use como ameaça.
  • Não esqueça de incluir o uso do fio dental na rotina da higiene oral. Há alguns modelos adequados para crianças.
  • Ensine a criança que é importante escovar a língua também.
  • Se a criança insistir em escovar sozinha, combine com ela: primeiro você escova e a segunda etapa ela faz sozinha.
  • Até os dez anos, aproximadamente, ajude a criança na escovação. Na fase de transição, combine que você fará a escovação noturna e ela será responsável pelas outras


Galeria do post