Tistu lança Tistuflix – uma série fora de série

Por: Escola Tistu

|

Na Escola

27 de mai. 2020
Tistu lança Tistuflix – uma série fora de série

Dentro da linha que o Tistu vem seguindo para auxiliar no desenvolvimento de habilidades ligadas à inteligência emocional, foi lançado recentemente o Tistuflix – uma série fora de série. O projeto, cujo nome faz uma brincadeira com a plataforma streaming Netflix, tem como objetivo levar às crianças diferentes experiências, geralmente partindo de alguma emoção, por meio de vídeos elaborados pelos professores.

Os episódios, editados com alguns efeitos especiais, podem ser assistidos por crianças de todos os níveis e têm cerca de dez minutos de duração. Alguns mais divertidos outros emocionantes, trazem uma porção de ensinamentos que, embora não caiam em provas, são importantes para a vida.

A dupla Arthur e Nyncia, por exemplo, ajuda as crianças a matar a saudade da escola, especialmente das experiências em laboratório e na agrofloresta, ensinando cuidados com o ambiente, com o corpo e com a mente. Um dos episódios tem a participação especial do tio Amilton, que é desafiado a produzir uma receita com cascas de bananas. 

Outros episódios falam de sentimentos de gratidão a partir de homenagens aos antepassados, ensinam a controlar a ansiedade, produzir receitas saudáveis, valorizar os animais e outros assuntos que nascem do tema central da série original: Cultivando Afeto.

O projeto faz parte dos esforços que o Tistu vem direcionando com a intenção de construir nas crianças capacidades que, embora não façam parte do currículo acadêmico tradicional, acabam conversando com ensinamentos da escola, mas, mais importantes que isso: ajudam a fazer boas escolhas, manter bons relacionamentos e lidar melhor com as adversidades.

Neste momento de mudanças na rotina e insegurança, o Tistuflix nos traz a oportunidade de apresentarmos reflexões e lições que as crianças levarão para a vida toda. Mas não se trata de uma ação isolada da escola: o Tistu vem investindo de várias formas na construção de habilidades emocionais e sociais das crianças, que precisam frequentemente lidar com sentimentos pouco familiares e muitas vezes difíceis de identificar.

No decorrer de todo o ano passado, todos os professores das três sedes foram capacitados a aplicar nas salas de aula técnicas de mindfulness, que ajudam na identificação das emoções e no controle da ansiedade. Os ensinamentos também são inseridos me meio às atividades acadêmicas, como em textos trabalhados nas aulas de linguagem e língua portuguesa.

Galeria do post