
Na Escola
Tistu Yard: inglês aplicado em atividades práticas
O sucesso dos alunos nos testes de proficiência atesta a qualidade e a eficácia do programa.
Por: Escola Tistu
|Nos momentos mais difíceis é que, muitas vezes, são tomadas as decisões mais importantes, aquelas que alteram o curso de nossa história. No caso do Tistu, em meio aos desafios que pais e educadores enfrentaram durante a pandemia surgiu a necessidade de oferecermos às crianças do quinto ano a chance de continuarem na escola, sem precisarem passar por mais mudanças e grandes adaptações. E a decisão de estender nossa proposta de ensino ao Fundamental 2 em 2021 foi tomada logo que a secretaria da educação autorizou o projeto, no qual já trabalhávamos há algum tempo.
No embalo da série de ajustes que precisamos fazer no decorrer do ano passado, demos início à construção dessa nova etapa da aprendizagem, que exige uma quantidade maior de conteúdo, professores especialistas em suas disciplinas e abordagens que mantenham o interesse e a motivação dos alunos. Para isso, contamos com o conhecimento de consultores com grande experiência nesta fase da educação. Os professores que passam a fazer parte da equipe do Tistu, bem como aqueles que já estão conosco há tempo, estão prontos para oferecer o melhor ensino fundamental, tanto presencialmente quanto, enquanto houver necessidade, a distância.
A partir do sexto ano, as aulas serão pela manhã com opção de período integral de uma a cinco vezes na semana. Da mesma forma como acontece no Fundamental 1, o F2 abrirá espaço para o ensino baseado em projetos, em que as crianças participam ativamente de seu processo de aprendizagem. Sem comprometer o currículo de base, elas ganham o conhecimento de diversas disciplinas de forma integrada, ao mesmo tempo em que aprendem a pensar, interpretar e relacionar as informações. Outro destaque do F2 será o inglês, que aparece de forma mais intensiva no currículo regular.
Ensino híbrido
O modelo de ensino híbrido, mesmo sendo uma estratégia emergencial, acabou evidenciando a eficácia de certas abordagens: trouxe a necessidade de estimularmos ainda mais a autonomia dos alunos, o que já vinha sendo trabalhado de outras formas no Tistu 3 antes da pandemia; evidenciou a importância de trabalhos em grupos e de interações sociais, o que traz benefícios não apenas no desenvolvimento cognitivo, como das conhecidas soft skills (criatividade, flexibilidade, inteligência emocional e social); mostrou o quanto o trabalho interdisciplinar, baseado em projetos, engaja os alunos e constrói conhecimento.
Todas essas abordagens, que já faziam parte da proposta do Tistu e ficaram ainda mais evidentes no trabalho híbrido, irão ajudar a dar forma a essa nova etapa que estamos abraçando.