
Na Escola
Tistu Yard: inglês aplicado em atividades práticas
O sucesso dos alunos nos testes de proficiência atesta a qualidade e a eficácia do programa.
Por: Escola Tistu
|Há muitas formas de exercitar a consciência corporal com o objetivo de melhorar a energia, saúde física e mental, concentração e habilidades sociais. O Tistu trouxe algumas modalidades esportivas que fogem do convencional para trabalhar essas competências nos alunos do Fundamental 2.
Para as oficinas, oferecidas no contraturno do período integral, uma equipe de professores está orientando pequenos grupos em esportes como o badminton e o slackline, além de treinamento funcional infantil.
O badminton tem origem indiana e se assemelha ao tênis em alguns aspectos, mas é praticado com peteca e uma raquete especial. Para a escola, foi feita uma adaptação para a prática livre dessa atividade divertida e que está sendo executada com entusiasmo pelas crianças.
Outra atração das oficinas da movimento são as aulas de slackline – aquelas fitas de nylon, esticadas entre dois pontos fixos, sobre quais os praticantes se equilibram. O esporte, criado por montanhistas que, entre as escaladas, amarravam as cordas para caminhar e fazer manobras nelas, exige muita concentração, reflexos rápidos, percepção do próprio corpo e integração da respiração com movimentos. Por ser praticado em gramado e normalmente entre árvores, tem uma relação forte com a natureza, assim como tantas outras atividades promovidas pelo Tistu.
Já nas aulas de funcional, são trabalhados exercícios que visam o aprimoramento da qualidade física das crianças. São selecionados uma série de jogos e brincadeiras diferentes daqueles normalmente praticados em aulas de educação física e que trabalham uma série de habilidades: força, resistência muscular, flexibilidade, agilidade, resistência cardiovascular e equilíbrio e coordenação motoras. As aulas são complementadas com a prática de circuitos funcionais.