
Na Escola
Tistu Yard: inglês aplicado em atividades práticas
O sucesso dos alunos nos testes de proficiência atesta a qualidade e a eficácia do programa.
Por: Escola Tistu
|Para criar uma obra artística é necessário aprender a observar, comparar e formar novas associações. É também fundamental embarcar em uma série de tentativas e erros que envolve concentração e persistência. Ao longo do caminho, ganha-se habilidades motoras e meios de se expressar e de formar identidade, com diferenças valorizadas.
Essas habilidades, fundamentais para o desenvolvimento da criança, são o foco das aulas de arte do Tistu, em que a criatividade, o conhecimento e o trabalho em grupo correm soltos. Nessas aulas, as turmas descobrem diferentes texturas e consistências, aprendem a observar o resultado de uma série de combinações. A partir dos estímulos sensoriais, constróem aos poucos um repertório que servirá como referência para a compreensão de conceitos que circulam por diversas áreas do conhecimento: beleza, simetria, diversidade, equilíbrio, proporção, transformação, restrições e comunicação.
As aulas no Tistu
Por toda essa riqueza de experiências que as artes proporcionam, as aulas no Tistu são planejadas e executadas de forma a trazer sempre novidades e motivação. A professora Madonna é responsável pelas aulas no Tistu 2, inspiradas por grandes artistas do mundo inteiro e as obras que marcaram a história da arte. Uma das ferramentas usadas para ensinar as crianças a observar, apreciar e reconhecer famosas obras de arte é o jogo da memória gigante, repleto de imagens de artistas famosos e desenvolvido pela própria escola.
As atividades – recortes, colagens, construção de esculturas, misturas de cores e materiais, desenhos – são preparadas de acordo com as habilidades esperadas para cada nível. No Jardim 5, as crianças já criaram tintas a partir de pigmentos natural e fizeram esculturas.
No Tistu 3, Amilton e Priscila iniciaram o ano trabalhando com as crianças colagens e recortes de formas e cores que construíram o material de identificação das crianças. As etiquetas dos escaninhos e cartazes das turmas goram todos preparados pelas próprias crianças. Na sequência, iniciaram-se os trabalhos relacionados à feira literária que será realizada na escola neste semestre. Os quarto anos estão trabalhando com histórias em quadrinhos, enquanto a produção artística dos quintos é inspirada em poesia.