Artigos de Educação
Superprotegidos do mundo real e desprotegidos do mundo virtual
O que está por trás dos níveis sem precedentes de ansiedade entre crianças e adolescentes e como podemos reverter esse quadro
Por: Escola Tistu
|A familiarização das crianças com os números – tanto a noção de quantidade como suas representações gráficas – começa na educação infantil, por meio de jogos e atividades lúdicas. No Tistu, a introdução à matemática é combinada com muita criatividade em uma série de brincadeiras apresentadas de acordo com cada etapa do desenvolvimento.
No Jardim 4, em uma unidade cujo foco principal são os números, as crianças estão aprendendo a relacionar a representação gráfica com as quantidades em atividades com giz, jogos de memória, pincel e água, boliche, bingo e mesa de luz. Até as músicas que elas aprendem no decorrer da unidade têm relação com os números.
Todas essas atividades contribuem na construção do que chamamos de senso numérico. Essa noção, que forma a base para, mais tarde, aprenderem contas e cálculos, é também criada por meio de vivências do dia a dia e envolvendo o corpo, a experimentação e objetos concretos.
Há várias formas de trabalhar esse senso também em casa. Eis algumas: