O senso numérico na educação infantil

Por: Escola Tistu

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Na Escola

13 de abr. 2022
O senso numérico na educação infantil

A familiarização das crianças com os números – tanto a noção de quantidade como suas representações gráficas – começa na educação infantil, por meio de jogos e atividades lúdicas. No Tistu, a introdução à matemática é combinada com muita criatividade em uma série de brincadeiras apresentadas de acordo com cada etapa do desenvolvimento. 

No Jardim 4, em uma unidade cujo foco principal são os números, as crianças estão aprendendo a relacionar a representação gráfica com as quantidades em atividades com giz, jogos de memória, pincel e água, boliche, bingo e mesa de luz. Até as músicas que elas aprendem no decorrer da unidade têm relação com os números. 

Todas essas atividades contribuem na construção do que chamamos de senso numérico. Essa noção, que forma a base para, mais tarde, aprenderem contas e cálculos, é também criada por meio de vivências do dia a dia e envolvendo o corpo, a experimentação e objetos concretos.

Há várias formas de trabalhar esse senso também em casa. Eis algumas: 

  • Traga a conversas e histórias os conceitos de mais, menos e mesma quantidade.
  • Peça para a criança organizar alguns brinquedos em categorias, adivinhar em qual delas há mais objetos e depois contá-los.
  • A cozinha traz muitas oportunidades de trabalharmos conceitos de matemática. Peça para a criança contar talheres, brigadeiros, fatias de bolo e distribui-los de acordo com o número de pessoas. 
  • Jogue com a criança. Jogos simples, que envolvem dados, ajudam a criar o senso numérico. 
  • Não associe rapidez ao raciocínio. A fluência vai acontecendo aos poucos, com a repetição, quando a ansiedade não atrapalha.
  • Não corrija a criança sem antes tentar entender seu raciocínio e elogiar suas tentativas. 


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