Inglês na cancha, no pátio e na horta: como a segunda língua é trabalhada no Tistu Yard

Por: Escola Tistu

|

Na Escola

26 de fev. 2020
Inglês na cancha, no pátio e na horta: como a segunda língua é trabalhada no Tistu Yard

As crianças que participam do Tistu Yard já começaram o ano envolvidas em uma série de atividades criativas e interdisciplinares – todas em inglês, claro. Lá a segunda língua é absorvida de forma natural, enquanto elas interagem com professores e colegas em atividades musicais, esportivas, ambientais e artísticas.

Ou seja, não aprendem apenas o inglês, mas desenvolvem uma série de habilidades acadêmicas e não acadêmicas que preparam as crianças para a vida. Essas interações estimulam aquilo que as crianças têm como diferencial na hora de aprender uma segunda língua, que é seu potencial de absorver o conhecimento naturalmente, com as necessidades de comunicação que surgem nessas trocas.

Com a proposta de utilizar a língua na prática, a necessidade do uso de material didático é bem menor que em aulas com formato mais tradicional. Isso não significa que os alunos não têm contato com a leitura e a escrita: todos os domínios são trabalhados, mas dentro de contextos trazidos das aulas práticas, realizadas em todos os espaços da escola.

Com isso, elas se preparam tanto para a vida quanto para avaliações – o que vem se comprovando em testes de proficiência aplicados nas escolas que recebem os alunos que concluíram a etapa do Tistu. Uma dessas crianças foi a Gabi, que este ano ingressou no fundamental dois com excelente desempenho na prova de nivelamento, tendo alcançado o nível mais alto para a idade – uma conquista que se repetiu com outras crianças e em outras escolas, sendo algumas bilíngues. “Ela sempre gostou muito da forma como as aulas eram dadas e da interação trazida pelas brincadeiras, dias comemorativos e músicas. Chegava em casa sempre contando alguma novidade do Yard e isso a motivou a praticar o inglês também fora da escola, ouvindo músicas e assistindo a séries”, conta a mãe, Karina Cancian.

Outro diferencial do Yard está no material utilizado durante as aulas: uma grande parte dos jogos, selecionados pela professora Sêmele, vêm dos Estados Unidos, e mais que formas de trabalhar a linguagem, trazem a oportunidade do contato com diversos elementos de culturas diferentes.

Ao longo do ano, vários dias especiais temáticos irão motivar as crianças, que poderão ir à escola com trajes e cabelos caracterizados de acordo com o tema trabalhado.


Galeria do post