
Na Escola
Tistu Yard: inglês aplicado em atividades práticas
O sucesso dos alunos nos testes de proficiência atesta a qualidade e a eficácia do programa.
Por: Michele Muller
|A relutância, a pressa e a falta de paciência são alguns dos fatores por trás do número grande de crianças de até cinco anos com cáries não tratadas – duas em cada dez, segundo estimativa do CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos.
Mostrar às crianças a importância da higiene bucal e a melhor forma de fazer a escovação dos dentes ajuda a evitar esse problema, que pode estar por trás de questões relacionadas à alimentação, fala, qualidade de vida e até aprendizagem.
Além de melhorar a limpeza oral, esse trabalho, quando é feito por profissional experiente e com recursos lúdicos, ajuda a quebrar a resistência que muitos pequenos têm na hora de escovar os dentes.
No Tistu, são criadas oportunidades para que as crianças em idade pré-escolar desenvolvam hábitos que garantam uma dentição saudável. Recentemente, os alunos que participam do projeto Clube da Árvore, no Tistu 2, na escola, participaram de uma oficina com a cirurgiã-dentista Ana Paula Stachuk, que levou à escola materiais lúdicos para uma demonstração divertida de como e por que cuidar bem dos dentinhos.
Em casa, a hora da escovação pode ser estressante, assim como as visitas ao dentista – muitas vezes temidas pelas crianças. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar nessa rotina e no processo gradual de transição da responsabilidade da escovação:
- Bebês que ainda estão sendo amamentados também precisam de cuidados bucais, já que as fórmulas contêm açúcar. Um paninho úmido pode ser enrolado no dedo e passado nas gengivas logo após a mamada. O leite materno, por sua vez, não apresenta risco de cáries.
- Quando os primeiros dentinhos aparecem, é hora de incluir a escovação na rotina, mas sem utilizar pasta com flúor. Escolha escovas pequenas com cerdas macias.
- Aos 12 meses, agende a primeira visita ao dentista.
- Com o surgimento dos primeiros dentes, as crianças devem começar a usar pasta com flúor, na quantidade recomendada pelo profissional, duas a três vezes ao dia.
- Nas visitas ao dentista, evite transmitir sua própria ansiedade para a criança. Fale sobre isso de forma divertida e nunca utilize como ameaça.
- Não se esqueça de incluir o uso do fio dental na rotina de higiene oral. Existem modelos adequados para crianças.
- Ensine à criança que é importante escovar também a língua.
- Se a criança insistir em escovar os dentes sozinha, estabeleça um acordo: você escova primeiro e depois ela faz a segunda etapa sozinha.
- Até aproximadamente os dez anos de idade, ajude a criança na escovação. Durante a fase de transição, combine que você será responsável pela escovação noturna e ela será responsável pelas outras vezes.