Artigos de Educação
Smartphones devem entrar na escola?
A alternância da atenção entre atividades acadêmicas e distrações digitais resultam em comprovada queda de desempenho
Por: Michele Muller
|Como ensinar a pensar em uma sociedade que ensina a consumir? Essa questão será respondida em uma palestra destinada aos pais e educadores, apresentada pela psicopedagoga Isabel Parolin, que também é consultora educacional, conselheira da Associação Brasileira de Psicopedagogia no Paraná e autora de 24 livros sobre educação.
No evento, realizado na próxima quarta-feira (04), pelo Tistu em parceria com a escola Trilhas, a palestrante abordará o cenário atual em que as crianças se desenvolvem e apontará problemas da modernidade, como a automatização de tarefas cognitivas, o excesso de tecnologia e a falta de limites, bem como soluções que auxiliarão a geração mais jovem a prosperar.
"O mundo se descortina como um lugar onde sobreviverá aquele que aprender a pensar. Aqueles que não aprenderem serão conduzidos pelas ferramentas tecnológicas ou por aqueles que sabem", alerta Isabel. Ela ressalta que a educação é afetada não apenas pela automatização e pelo mundo digital, mas também pelas configurações atuais do estilo de vida das famílias, com tempo de lazer reduzido e voltado para o consumo, e crianças ganhando muito poder de escolha.
Aos pais que comparecerem à palestra, serão apresentadas formas de contornar e conviver com essas realidades, garantindo aos jovens a formação do pensamento crítico. O evento é aberto a todos os interessados.
Palestra: Como ensinar a pensar em uma sociedade que ensina a consumir?
Data: 4 de outubro (quarta-feira)
Horário: Das 18h30 às 20h30
Local: Teatro da FESP
Endereço: Rua Dr. Faivre, 141
Valor: R$ 40,00
Ingressos podem ser comprados neste link.