Artigos de Educação
Smartphones devem entrar na escola?
A alternância da atenção entre atividades acadêmicas e distrações digitais resultam em comprovada queda de desempenho
Por: Michele Muller
|A escola não é apenas um local de aprendizagens acadêmicas. É onde se aprende também a se relacionar. Assim como nos domínios motores e cognitivos, as habilidades socioemocionais dependem da prática – ou seja, da interação com colegas – para se desenvolverem. Na segurança e estrutura do ambiente escolar e sentindo-se acolhida, a criança aprende a se comunicar, compartilhar, cooperar, resolver conflitos e construir vínculos.
O impacto da escola na vida social da criança foi tema de muitos estudos. Um deles, promovido pelo Ministério da Educação da Alemanha em 2021, teve como objetivo analisar a influência da educação formal nos relacionamentos com irmãos, pais e colegas. A pesquisa acompanhou mais de mil crianças ao longo de dois anos a partir do momento em que ingressaram na escola e constatou melhor comunicação e mais proximidade entre filhos e pais, além da formação de laços de amizade com os quais as crianças passaram a contar para suporte emocional.
O estudo mostrou que crianças que formaram vínculos com colegas ainda em idade pré-escolar são significativamente mais propensas a manter relacionamentos de qualidade entre a primeira e a terceira série em comparação com aquelas que não tiveram a oportunidade de conviver com amigos da mesma faixa etária. A relação com colegas e professores contribui, segundo o levantamento, para o ganho de autoestima, empatia e senso de pertencimento.
Foi também comprovado que ambientes inclusivos e acolhedores, que promovem a conexão e o apoio entre os alunos, estão relacionados à redução de ansiedade, depressão e problemas de comportamento, além de formarem um escudo contra bullying e isolamento social (Relacionamentos e Pertencimento - Mentally Healthy Schools).
Outro importante estudo sobre este tema foi realizado pela Universidade de Chicago entre 1939 e 1970 (The Chicago Child-Parent Study). Pesquisadores acompanharam 1,5 mil crianças do nascimento até a idade adulta, coletando dados sobre saúde mental, sucesso profissional e relacionamentos pessoais. Entre as principais conclusões está o fato de que mais experiências sociais na infância resultam em maior satisfação pessoal e profissional no futuro.
Conflitos fazem parte do crescimento
Os benefícios das interações sociais não são apenas resultado de relações harmônicas. Pelo contrário: a grande aprendizagem que surge dos relacionamentos com colegas e professores é justamente a capacidade de lidar com desavenças e resolver conflitos.
Ainda de acordo com o estudo longitudinal de Chicago, as crianças que aprendem a resolver conflitos de forma pacífica na infância são mais propensas a manter relacionamentos saudáveis quando adultas. E isso só acontece quando há divergências e o inevitável desconforto que elas trazem.
Na prática da resolução de conflitos, as crianças desenvolvem o pensamento crítico, a capacidade de identificar soluções, a empatia e o senso de moral e justiça, habilidades essenciais para uma vida bem-sucedida.
O exercício da sociabilidade
Com base nos resultados de uma revisão de literatura sobre o tema (Relacionamentos e Pertencimento - Mentally Healthy Schools), pesquisadores recomendam às escolas a implementação de programas de mentoria entre crianças de diferentes idades; a promoção de atividades em grupo e interações sociais; e o treinamento de professores para que possam ajudar a construir relacionamentos positivos.
No Tistu, essas ações são aplicadas de diversas formas e em todos os níveis. Uma das iniciativas totalmente voltadas às habilidades socioemocionais é o Projeto Conviver, voltado a crianças do primeiro ao quinto ano.
Entre os objetivos da iniciativa, que envolve dinâmicas, brincadeiras e atividades em grupo, então a integração de todos os alunos, o acolhimento dos recém-ingressados na escola, a resolução amigável de conflitos, a compreensão do conceito de respeito como base para a convivência.
Como os pais podem incentivar o cultivo de relacionamentos saudáveis.
A família pode ajudar a criança a se desenvolver socialmente de diversas maneiras. Eis algumas dicas de como fazer isso:
Links para os estudos citados:
O impacto da educação formal nos relacionamentos das crianças com pais, irmãos e amigos - The Impact of Formal School Entry on Children's Social Relationships with Parents, Siblings, and Friends - PMC - NCBI
The Chicago Child-Parent Study: https://innovation.umn.edu/cls/
Fatores que impactam a saúde mental: https://mentallyhealthyschools.org.uk/