
Na Escola
Tistu Yard: inglês aplicado em atividades práticas
O sucesso dos alunos nos testes de proficiência atesta a qualidade e a eficácia do programa.
Por: Escola Tistu
|O reconhecimento de padrões e sequências é como se fosse o coração da matemática. O trabalho direto dessa habilidade desenvolve na criança a capacidade de fazer previsões de acordo com a forma como as informações se apresentam, o que está na base do raciocínio lógico. A capacidade de identificar, comparar e formar padrões deve começar a ser estimulada desde bem cedo, por meio de jogos e brincadeiras que envolvem figuras, mas que à medida que a criança vai crescendo podem ganhar complexidade e envolver padrões números.
Padrões estão presentes na escrita, na natureza, na arte e na música. Isso nos possibilita trazer para o dia a dia da criança essa consciência de que ela pode fazer deduções, ou seja, pode “adivinhar”, criar hipóteses sobre aquilo o que não está vendo.
E as crianças adoram fazer isso. Por isso, não devemos deixar de aproveitar todas as oportunidades que temos no dia a dia para fazer uma perguntinha simples: adivinha o que vem em seguida. É possível criar uma série de atividades que estimulam esse raciocínio. Selecionamos algumas que podem ser preparadas com materiais simples e usadas com crianças tanto da pré-escola quanto do ensino fundamental.
Padrões em fôrmas de gelo
Material:
Formas de gelo
Botões de duas cores (pode ser substituído por uvas de duas cores ou mirtilo e uva)
Como fazer:
Crie um padrão para que a criança dê sequência. A complexidade pode variar conforme a idade.
Exemplos de padrões possíveis:
Painel de contact
Você já pensou em fazer um painel colante em casa? Ele é perfeito para trabalhar com padrões, que podem ser feios de lã coloridos, figuras geométricas em PVA, botões ou outro material leve e em quantidade suficiente para se criar uma sequência. As crianças adoram essa propriedade quase mágica de um painel colante.
Material:
Papel contact
Fita crepe
Fios de lã coloridos (ou figuras geométricas diversas, botões ou pecinhas leves e coloridas)
Como fazer:
Você pode usar uma janela, um quadro negro ou até uma parede para colar com fita crepe o painel de contact com a cola virada para fora.
Crie padrões com os materiais disponíveis para que a criança dê continuidade. Veja alguns exemplos de padrões no projeto de cima.
Fontes:
Playful Learning, Busy Toddler