Artigos de Educação
Smartphones devem entrar na escola?
A alternância da atenção entre atividades acadêmicas e distrações digitais resultam em comprovada queda de desempenho
Por: Escola Tistu
|Entre as diversas atividades que estimulam competências socioemocionais oferecidas no contraturno aos alunos a partir do sexto ano estão as aulas de gastronomia.
Além de experimentarem novos alimentos e aprenderem a elaborar receitas básicas, alcançando mais autonomia na cozinha, as crianças trabalham em grupos, compartilham alimentos, dividem tarefas e trocam ideias. Afinal, a gastronomia é uma área que gira em torno dos encontros e seus segredos existem para serem apreciados e compartilhados entre amigos, colegas e familiares.
Nessas aulas, que combinam a prática com conhecimentos teóricos, são ensinados assuntos como propriedade e origem dos alimentos e de alguns pratos típicos, higiene e pirâmide alimentar. Enquanto executam as receitas, os alunos desenvolvem habilidades que vão de contagem de pesos e medidas à execução de tarefas que envolvem coordenação motora fina.
Nos períodos que antecedem datas importantes são selecionadas alternativas saudáveis de pratos típicos para que sejam trabalhadas e provadas nas aulas pelos grupos, que depois podem levar as receitas às famílias.
O envolvimento das crianças no preparo de refeições, de acordo com pesquisas, aumenta a chance de consumirem uma variedade maior de alimentos e de desenvolverem uma relação saudável e positiva com a comida.