Artigos de Educação
O impacto dos smartphones na saúde mental de crianças e adolescentes
Existe uma relação direta entre o uso de mídias sociais e o aumento sem precedentes de casos de ansiedade e depressão entre jovens
Por: Michele Muller
|A matemática, quando visualizável, concreta e aplicável, não apenas faz sentido como pode ser divertida. Afinal, crianças sentem-se motivadas ao desvendarem enigmas, serem instigadas e trabalharem juntas na resolução de problemas – desafios que devem fazer parte do desenvolvimento do raciocínio lógico e do ensino da matemática.
No Tistu, a aprendizagem da disciplina é sempre acompanhada de jogos e materiais concretos, o que permite que as crianças construam conhecimento sólido e da maneira como seu cérebro aprende melhor – sendo curioso e fazendo descobertas.
A partir desses princípios, o Fundamental 1 constrói todo o conhecimento da matemática tendo como base a lógica do cálculo, ensinada com o apoio de muitos jogos.
Já os alunos do Fundamental 2, além de explorarem os materias lúdicos utilizados em aulas curriculares, têm a oportunidade de participar do Clube da Matemática, que tem o objetivo de consolidar conhecimentos de forma atrativa, despertando o interesse dos participantes pela disciplina.
Sempre às sextas-feiras, o clube começa com exercícios baseados em edições passadas de olimpíadas de matemática, como a Canguru, voltados ao grupo de inscritos nos campeonatos. Na sequência, todos os estudantes do integral participam de uma série de jogos e brincadeiras, tais como a Gincamática, em que a turma é dividida em grupos que disputam diversos desafios. Na primeira edição da gincana, foram trabalhadas habilidades como estimativas de peso, a partir de potes de grãos e alimentos, além situações-problema, criação de paródia de matemática e questões em formato de quiz. Outra atração foi o desfile em que as equipes sortearam matemáticos famosos e apresentaram curiosidades sobre eles.
Já na segunda edição da gincana, alguns dos destaques foram enigmas para desvendarem em equipes, bingo aritmético e quebra-cabeça de frações. Essas brincadeiras, além de reforçarem o conteúdo, estimulam o interesse pela matemática, promovem o trabalho em conjunto e a interação entre alunos de níveis diferentes.
Vejam algumas fotos de momentos do Clube da Matemática na galeria abaixo.